02 julho 2010

Artigo traduzido - As vantagens de momentos de força diferenciados

Ricardo Nader

Este foi um trabalho publicado na JCO de junho de 2009. Para quem está tentando abrir mordida com intrusão dos dentes anteriores superiores utilizando curva acentuada no arco, dê uma olhada aqui!

The Advantages of
Differential Moments
THOMAS F. MULLIGAN, DDS, MSD

Momentos de força diferenciados oferecem muitas vantagens no tratamento ortodôntico, incluindo correções simultâneas de trespasse vertical e horizontal, comprimento do arco de casos de cl II. Contudo, eles precisam ser individualizados usando aparelhos segmentados.

Um aparelho completo com uma dobra entre os braquetes do primeiro molar e segundo premolar resulta num sistema de forças que consiste de momentos iguais e opostos entre os braquetes destes dentes, conforme a figura abaixo.


Como os angulos entre o fio e o braquete são determinados pelos braquetes adjascentes à dobra, reduzir o aparelho completo para um aparelho parcial, através da remoção dos braquetes dos caninos e premolares, irá descentralizar a dobra. Este novo sistema de força terá momentos diferentes.


 
 Arcos redondos


Quando arcos redondos são usados, a dobra descentralizada produz momentos na mesma direção no mesmo plano do espaço. Um momento com direção oposta é criado nos braquetes dos incisivos por que arcos redondos não produzem torque nos braquetes dos incisivos. O momento labial de coroa é criado por uma força intrusiva atuando labialmente ao centro de resistência do segmento do incisivo.




Um arco redondo com uma dobra tipo "tip back" ou com curva de Spee produzem os mesmos momentos de força, com praticamente nenhuma diferença com maior significado clinico.


Quando uma dobra tipo "tipback" é criada usando um arco redondo, o arco maxilar move distalmente por causa dos momentos diferenciados mesmo com o momento labial das coroas no segmento anterior. O momento nos molares é significantemente maior. Com a curva de Spee acontece o mesmo.



Quando braquetes são colados nos caninos , a curva de Spee não produz mais momentos diferentes porque os angulos entre o arco e os braquetes tornam-se iguais e opostos, criando momentos iguais e opostos. A força vertical necessária para correção do trespasse vertical desaparece juntamente com o movimento distal dos segmentos posteriores.



Se for desejável manter a força vertical e os momentos de força diferentes, o clínico deve usar uma abordagem tipo cantilever sobre as aletas do braquete dos caninos. Embora a força vertical não seja tão forte, este método é mais eficaz que inserir o arco dentro do slot do canino.




Arco retangular ou quadrado

Com arcos retangulares ou quadrados, a dobra tipo "tipback" e torque lingual de raíz produzem forças e momentos equivalentes; torque lingual de raíz é simplesmente uma dobra "tipback" virada. Se a ativação resulta em momentos iguais e opostos, as forças verticais produzidas, independente da dobra, serão anuladas. Contudo, quando o arco é inserido no tubo dos molares a sua porção anterior repousa alto na mucosa labial o que pode induzir errôneamente o clínico a achar que forças verticais estão presentes.


Na figura A observa-se que os efeitos da dobra "tipback" e do torque lingual de raíz são iguais. Na figura B observa-se que as forças verticais se anulam.


No arco maxilar momentos iguais e opostos podem ter efeitos que tanto podem ser benéficos ou não dependendo do resultado desejado em cada caso. Este efeitos incluem da posição anteroposterior dos dentes, correção vertical dos dentes anteriores, e controle do plano oclusal. Momentos de força desiguais podem melhorar maloclusões de cl II e cl III, corrigir mordida aberta ou profunda e aumentar o comprimento do arco.

É dificil determinar que sistema de força está presente nas várias configurações de arcos retangulares, redondos ou quadrados. Por exemplo, tanto a dobra em "tipback" quanto a curva de Spee produzem praticamente o mesmo sistema de forças com arcos redondos.




Em A observa-se um sistema de forças virtualmente igual produzido por dobra tipback e por curva de Spee, enquanto que em B observa-se que o mesmo não ocorre com arco retangular ou quadrado.

Enquanto que com arcos quadrados ou retangulares a adição de torque lingual de coroa e as dobras em "tipback" alteram o sistema de forças. Assim, um arco quadrado ou retangular pode produzir um sistema de forças inesperado.





A curva de Spee ou dobra em "tipback" podem ser realizadas em arcos que passam por pelos prés e caninos ( sem tocar).


O aparelho completo elimina os momentos de força diferenciados com forças verticais praticamente ausentes.



 

Uma abordagem mais simples

Um momento é produto de uma força e da distância; resulta da força aplicada distante do centro de resistência. Para compreender a rotação, é importante lembrar que metade da força vezes o dobro da distância produz o mesmo momento que metade da distância vezes o dobro da força. Em outras palavras, tanto duplicação da força quanto da distância produz um momento de mesma magnitude. Isto proporciona ao clínico a possibilidade de minimizar magnitudes força usando aparelhos segmentados com distâncias interbraquetes relativamente grandes.

O desenvolvimento do sistema de forças pode ser visualizado em um processo de sete passos:

A. Dobra "tipback";

B. Ativação do arco;

C. Distância perpendicular do centro de resistência do molar a força de ativação;

D. Distância perpendicular do centro de resistência dos incisivos à força de desativação;

E. Forças resultantes e momentos no molar;

F. Forças resultantes e momentos nos incisivos;

G. Sistema de força completo.



 Na última figura observa-se que o momento no molar é forte para girá-lo para distal. Se este não for um efeito desejado pode usar como ancoragem a barra transpalatina.
 
Conclusão

Na mecânica ortodôntica os momentos podem ser iguais ou desiguais. Cada sistema tem vantagens e desvantagens dependendo do tipo de movimento dentário desejado. O sistema simplificado apresentado aqui pode ser usado para corrigir mordidas profundas, movimento para distal dos segmentos posteriores, aumentos no comprimento dos arcos, entre outros.


Nenhum comentário: