28 julho 2010

Canino impactado em crânio pré-histórico


Ricardo Nader


Este trabalho foi publicado originalmente na revista Angle, e está no site. Veja completo aqui. A tradução abaixo foi publicada pela revista Dentalpress edição março/abril de 1997.

O crânio foi encontrado em Vucedol, um local pré-histórico na margem direita do Rio Danúbio, a aproximadamente 5 kilômetros a sudoeste de Vukovar (Croácia) e pertencia a um indivíduo do sexo feminino entre 35 a 45 anos de idade.



Não havia sinais visíveis de dano, com exceção de uma fratura sagital total da mandíbula na região da sínfise. A dentição apresentava sinais visíveis de abrasão em todos os dentes existentes

A análise cefalométrica revelou prognatismo bimaxilar com protrusão dos
incisivos superiores e inferiores, flexão da base craniana diminuída e rotação posterior da mandíbula.

Na maxila, o canino esquerdo estava impactado e ligeiramente inclinado para
mesial. A ponta de sua coroa estava visível através da fenestração óssea bem como o nível mediano da raiz do incisivo central adjacente . O canino superior direito foi encontrado em sua posição normal.


A hipodontia e os dentes impactados são consideradas alterações evolucionárias e estes problemas estão presentes nas pessoas hoje. No entanto, as descobertas descritas aqui indicam que a impactação também ocorria no homem pré-histórico.

Estas observações paleopatológicas e caso descrito neste estudo mostram que
dentes impactados são razoavelmente comuns em amostras arqueológicas. O
canino impactado no crânio de Vucedol confirma que esta anomalia tem acompanhado o homem por milhares de anos.

Portanto, parece provável que esta anormalidade na irrupção dos dentes humanos não seja causada por condições modificadas trazidas pela civilização moderna.


____________________________________________________

Nenhum comentário: