21 julho 2010

Distalização de molares com arcos superelásticos NiTi

Ricardo Nader

O colega Eugênio solicitou algum trabalho sobre distalização de molares com arcos superelásticos. Na edição do mês de dezembro/janeiro de 2010 da revista Dentalpress há artigo com este tema.



O artigo que estou colocando aqui foi publicado na revista JCO do mês de maio de 1992 e é muito similar ao que foi publicado na Dentalpress.



Molar Distalization with Superelastic NiTi Wire

RANIERI LOCATELLI, MD
JOHN BEDNAR, DMD
VICTOR S. DIETZ, DMD, MSCD
ANTHONY A. GIANELLY, DMD, PHD, MD


Este artigo ilustra o uso de de um arco superelástico NiTi com memória de forma para mover molares superiores para distal. O procedimento é o seguinte:

1. Coloque um fio NeoSentalloy de 100g no arco maxilar e marque-o em três pontos de cada lado:


a) na distal da saída do braquete do primeiro premolar;

b) de 5 a 7mm a partir da entrada do tubo do primeiro molar;

c) entre incisivos laterais e caninos;



2. Coloque um stop no arco nas marcas do premolar e do molar e adicione um gancho na marca entre os laterais e caninos.


3. Insira o arco no molar até o stop encostar no tubo. Para colocar o arco no premolar prenda-o pelo stop e gentilmente insira no braquete. Como o arco nesta região está de 5 a 7mm mais longo, o excesso vai distender para cima em direção ao vestíbulo bucal.



Assim que o arco for retornando para sua forma original ele exercerá uma força de 100g para distal, para molares, e outra para mesial em direção aos prés, caninos e incisivos. Há também uma tendência dos premolares vestibularizarem.


A ancoragem é realizada utilizando elásticos de cl II com 100 ou 150g nos primeiros premolares superiores ou nos ganchos entre laterais e caninos.


Outra alternativa que independe de cooperação é a colocação de botão de Nance nos premolares. Se observar que está perdendo ancoragem com este aparelho, imediatamente deve-se entrar com elásticos de cl II.


Relato do caso


Paciente do gênero feminino, 12 anos de idade com relação de molares em cl II unilateral esquerda. Um fio NeoSentalloy de 100g foi inserido no molar para mover o molar para distal. A ancoragem foi realizada com elástico de cl II no primeiro premolar superior.




 



O molar movimentou para uma posição de cl I sobrecorrigida no tempo de quatro meses. O premolar moveu-se ligeiramente para mesial.



Discussão


Se os segundos molares não estiverem erupcionado os primeiros molares movem-se para distal de 1 a 2mm por mês com pouca perda de ancoragem.


Desde que os segundos molares tenham erupcionado, o movimento dos primeiros molares leva mais tempo e a perda de ancoragem é mais comum. Se o primeiro molar não se mover nem 1mm por mês, um arco com 200g ( 0.018x.0.25) Sentalloy deve ser usado. Com o aumento da força a perda de ancoragem também aumenta.



---------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: