18 julho 2010

Intrusão de molares inferiores com microparafusos ortodônticos

Ricardo Nader



 Este trabalho foi publicado na JCO edição de fevereiro de 2006.


Mandibular Molar Intrusion
with Miniscrew Anchorage
SEONG-MIN BAE, DDS, MS, PHD
HEE-MOON KYUNG, DDS, MS, PHD



Pacientes adultos normalmente apresentam um ou mais molares extruídos para áreas desdentadas dos arcos opostos. Restaurações adequadas com próteses podem ser difíceis de realizar, sem antes intruir os molares. Até o desenvolvimento da ancoragem esquelética, era praticamente impossível para os casos com insuficientes unidades de ancoragem, tais como pacientes periodontais, especialmente em molares inferiores extruídos. O caso a seguir mostra intrusão eficaz de molares inferiores utilizando ancoragem com miniimplantes.


Relato do caso


Uma paciente de 67 anos de idade com ausência dos molares superiores no lado esquerdo (Fig. 1). Devido à extrusão do primeiro e do segundo molar no arco inferior, não houve espaço suficiente para a confecção da prótese no arco superior. Foram inseridos dois miniparafusos,  1,3 milímetros de diâmetro e 8mm de comprimento, entre as raízes primeiro e segundo molar, um por vestibular e outro por lingual. Um segmento de fio 0,036 " de aço inoxidável foi ligado à superfície oclusal de ambos os molares (Fig. 2). A resina foi feita mais grossa sobre a superfície do primeiro molar de modo que o segundo molar fosse intruído um pouco mais.



Como a paciente morava longe da clínica, optamos por dar a ela os elásticos. Cada elástico 1/4 ( 5 onça) estava ligado entre os dois miniparafusos, cruzando sobre o fio para aplicar uma força intrusiva. Foi dado para a paciente um instrumento feito com fio para inserir os elásticos e instruções para mudá-los uma vez por dia.



Seis meses mais tarde os molares tinham intruído o suficiente




 para permitir restaurações sobre implantes dos molares superiores
.

Conclusão

Com a ancoragem por miniimplantes, a intrusão do molar não é mais um dos movimentos mais difíceis em ortodontia. O miniimplante é pequeno o suficiente para ser colocado entre as raízes, sem qualquer contato prejudicial durante a intrusão, forte o suficiente para proporcionar efetiva ancoragem esquelética.
 

----------------------------------------------------

Nenhum comentário: