27 julho 2009

Dicas - moldagem com aparelhos

Moldagem de pacientes portadores de
aparelhos ortodônticos fixos
Laércio Nickel Ferreira Lopes


É muito difícil a confecção de modelos de gesso com fidelidade de detalhes da boca de pacientes portadores de aparelhos ortodônticos fixos sem a remoção desses aparelhos. A técnica de moldagem apresentada neste artigo é bastante simples, permitindo realizar tal tarefa com grande facilidade.



Método

a) Material de moldagem utilizado:
silicone por condensação do tipo pesado (Optosil ou similar)alginato.
b) Preparo do material:

1. Dosa-se meia medida de Optosil (Heraeus Kulzer - Alemanha) e 1 cm do catalisador. Essa proporção é a metade da medida indicada pelo fabricante e tem por finalidade aumentar o tempo de presa do material, o que facilitará os procedimentos desta técnica de moldagem .

Dosagem do material



2. Homogeneiza-se a mistura do silicone (material-base e catalisador), conforme as instruções fornecidas na bula do material de moldagem.

3. Com o silicone já preparado, faz-se um rolete de aproximadamente 5 mm de diâmetro por 10 cm de comprimento, este suficiente para abranger toda a áreas da boca em que haja braquetes instalados.

Rolete pronto para uso



4. Coloca-se o rolete de silicone na arcada em que se encontra o aparelho ortodôntico, de tal forma que aquele se aloje entre a gengiva e o aparelho e cubra a área vestibular remanescente dos dentes, até a parte gengival. Com os dedos umedecidos e a ajuda dos lábios do paciente, procura-se homogeneizar o material, comprimindo-o uniformemente.


Se parte do silicone ultrapassar os braquetes ou o fio do arco do aparelho para a parte incisal, ela deve ser removida antes do completo endurecimento. A não remoção pode prejudicar o modelo final e dificulta a remoção do rolete de silicone da boca. O maior tempo de presa conseguido com a manipulação da mistura do material de moldagem diferenciada facilita a tarefa.

5. Com uma moldeira metálica, apropriada para moldagens com alginato, já devidamente preparada, faz-se a moldagem final. A dosagem de pó e líquido do alginato, a temperatura da água e a forma de espatulação devem ser rigorosamente observadas, conforme a recomendação do fabricante, o que garante moldagem bastante fiel, resistente a rasgamento e com presa rápida.


6. Com a remoção do molde de alginato da boca, a parte moldada com silicone fica retida na boca do paciente e deve ser cuidadosamente removida, com auxílio de instrumento, como uma sonda.




7. O molde de silicone deve ser cuidadosamente reposto no molde de alginato. É preciso certificar- se do seu correto posicionamento antes do vazamento do gesso, que também deve seguir as normas técnicas do fabricante.




8. Após a remoção do molde de alginato, o molde parcial de silicone permanece aderido ao gesso, devendo, então, ser removido com auxílio de uma sonda.



O modelo de gesso resultante da moldagem com esta técnica fornece com precisão as condições observadas na boca do paciente, reproduzindo todos os detalhes expostos dos dentes, incluindo os braquetes e o fio do arco.

2 comentários:

Kellen disse...

Adorei esta dica. Pena que o silicone fica inviável em clínica de Radiologia Odontológica pelo seu alto custo.
Bjs

Ricardo Nader disse...

Oi Kellen, acabei de colocar o seu site nos meus indicados! Em relação à moldagem, uma opção é cobrar um pouco mais caro pela moldagem do paciente com aparelho, repassando este custo.