29 julho 2009

Tratamentos orto-cirúrgicos rápidos com dispositivos de ancoragem temporária como alternativa para cirurgia ortognática

Kyu-Rhim Chung, Seong-Hun Kim, and Baek-Soo Lee



Atualmente o número de pacientes de meia idade com problemas periodontais está aumentando, assim como a necessidade de tratamento ortodôntico nestes pacientes. Em adultos com biprotrusão maxilar, a correção deve envolver a extração de 4 premolares. Contudo, durante a retração, as características do osso alveolar pode oferecer resistência à remodelação óssea. Os limites anatômicos definidos pelas corticais ósseas alveolares ao nível dos ápices dos incisivos atuam como barreiras para a retração. Além disso, tratamentos que requerem fechamento de espaços de extrações têm um risco de terem efeitos colaterais, tais como perda óssea e reabsoção radicular em adultos com danos periodontais.





Consequentemente, o clínico deve minimizar planos de tratamento longos e evitar movimentos dentários desnecessários ou difíceis para reduzir os riscos. Uma opção de tratamento é atingir os objetivos através de osteotomia segmentada. Este procedimento, remove algumas limitações para a movimentação dentária e encurta o tempo de tratamento. O lado ruim é a preocupação com os efeitos colaterais tais como perda de vitalidade dental, necrose óssea, e riscos tipicos da anestesia e hospitalização.
Uma opção é a corticotomia. Esta é uma técnica cirúrgica que permite o movimento rápido de um dente ou grupo de dentes sem que os dentes se movimentem muito através do osso. A corticotomia é uma solução mais barata e com menor morbidade, por que as osteotomiaa são realizadas apenas nas corticais ósseas.

Chung desenvolveu o novo tipo de tratamento ortodôntico com uso de corticotomia chamado de ortodontia rápida para tratamentos de casos de protrusão anterior como uma alternativa a cirurgia ortognática e com resultados equivalentes a ela.

A corticotomia pode ser usada para acelerar o tratamento ortodôntico. Em A foi realizada num procedimento chamado AOO (
Accelerated Osteogenic Orthodontics) proposto por uma empresa chamada Wickodontics*.
Em B usada num procedimento de expasão cirúrgica da maxila.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO CIRÚRGICO RÁPIDO


O osso medular que circunda os dentes anteriores pode ser curvado se a cortical óssea que fica entre o osso basal e o alveolar for removida.


Esquema demonstrando que o osso medular pode ser dobrado se as corticais que ficam entre o osso basal e alveolar forem removidas.

Esta técnica descreve um protocolo que permite o movimento de segmentos dentais num curto espaço de tempo usando a corticotomia e uma força ortopédica com ancoragem intraóssea.
  • Acreditamos que isto tem vantagens como por exemplo: retração lenta do segmento anterior,;
  • não usa placas cirúrgicas para fixação;
  • anestesia local;
  • é menos arriscada que a osteotomia segmentada.

A força aplicada após o procedimento cirúrgico é maior que a força ortodôntica tipica, por que o objetivo é mover todo o bloco ósseo ao invés de mover apenas os dentes. Por isso a ancoragem óssea deve suportar essas forças maiores. Os microparafusos normais não suportam a força necessária. Para contornar as limitações dos microparafusos nós usamos dispositivos diferentes, chamados C-tube, C-palatal plate e C-implant.

O tratamento ortodôntico rápido é efetivamente usado em pacientes com biprotrusão maxilar, protrusão maxilar anterior e maloclusão de cl II com mordida aberta.

PROCEDIMENTOS DO TRATAMENTO

Antes do procedimento cirúrgico nós normalmente usamos modelos totais montados, periapical da boca toda, telerradiografias, panorâmicas, fotografias intra e extrabucais. Cirurgia nos modelos e simulação cefalométrica para prever o trajeto do movimento planejado. Os riscos são aumentados se houver inflamação periodontal ativa ou se o aquecimento excessivo do osso durante o procedimento.

O período de recuperação é de 2 semanas após as corticotomias palatina e vestibular.

Na maxila, uma incisão mucoperiostal é feita ao longo da mucosa palatina e o osso é exposto evitando o nervo e artéria incisal. Um corte vertical e horizontal é feito no osso próximo aos primeiros prés e o osso cortical é removido. Duas semanas mais tarde, para permitir a reconecção do suprimento sanguíneo do palato, a corticotomia por vestibular é executada da mesma forma que foi feita no palato. Um C-plate ( placa) é colocada no palato com dos microparafusos ( diâmetro 1.5mm e comprimento 3-7mm).




Depois da cirurgia os dentes maxilares anteriores são fixados como uma unidade com um retrator lingual especialmente desenhado. Uma força de retração de 500 - 900g é aplicada de cada lado. Depois da retração o C-plate é removido e os braquetes são colados para alinhamento e nivelamento. Após o tratamento é recomendado o uso de contenções por causa da condição periodontal e do efeito rebote elástico nos sítios cirúrgicos.




DISCUSSÃO


Intervenção cirúrgica, incluindo cirurgia ortognática e corticotomia, podem expandir os limites do tratamento ortodôntico convencional.

Um adulto com biprotrusão dentária severa é considerado contra-indicado para o tratamento ortodôntico com extrações por causa do risco de deterioração periodontal e reabsorção dos ápices dentais.

Todos os pacientes nestes casos têm um objetivo estético de retrair lábios e dentes. Ao considerar as opções, os pacientes concordam com a corticotomia peri-segmentar e ancoragem maxilar fixa, um protocolo de tratamento chamado ortodontia rápida. Este protocolo leva vantagem de um conceito de compressão osteogênica no segmento corticotomizado durante a tração ortopédica.

A corticotomia maxilar palatina e vestibular foram feitas em momentos distintos, num intervalo de 2 semanas. Isto minimiza a obstrução da circulação sanguínea e diminui a carga tanto no operador quanto no paciente.

Na maxila o nível de força ortopédica foi de 500 a 900g em cada lado. Alguns autores tentaram retrair os dentes anteriores em pacientes com perda óssea usando ancoragem esquelética. Os resultados foram decepcionantes devido a excessiva inclinação e tendência a recindiva. Nós evitamos estes efeitos curvando todo segmento ósseo pré-maxilar levando vantagem da compressão osteogênica para reduzir os danos nas raízes dos dentes.

Em alguns casos, aplicamos força tanto por palatino quanto por vestibular. O propósito é de promover retração de corpo ao invés de simplesmente inclinar o segmento para trás.

Nenhum comentário: