06 julho 2009

Dicas - Fechamento de espaços parte 2

Neste mês o Dr. Marcos Janson deu continuidade ao artigo sobre fechamento de espaços .


Dando prosseguimento ao diagnóstico do retardo no fechamento de espaços de extrações, iniciado na dica anterior, deve‐se observar:

5 – Prematuridade na região anterior – O contato prematuro os dentes anteriores acontece pela deficiência de trespasse horizontal adequado para prosseguir com a retração e pode ser causado por diversos fatores:

• 5.1 – Controle de torque deficiente – Durante a retração anterior, e particularmente nos casos de ClasseII com extrações superiores, pode ocorrer a perda de inclinação dos dentes ântero‐superiores em consequência da mecânica. Se isso for constatado, deve‐se parar a retração, amarrar o arco para não abrir espaços, promover o torque ativo necessário, aguardar a manifestação do resultado (trespasse horizontal adequado) que pode demorar por volta de 60 dias, e depois disso prosseguir com a retração.


Fig. 1 – Dificuldade de fechamento de espaço entre o lateral e o canino superior direito devido a
prematuridade na região.
Fig. 2 – Vista oclusal do contato.




Fig. 3 - Vista oclusal após a expressão do torque aplicado, com aumento do trespasse horizontal na região e;
Fig. 4 - O espaço já fechado.


• 5.2 – Desvio da Relação Cêntrica (RC) para a Máxima Intercuspidação Habitual (MIH): A movimentaçãodentária pode provocar interferências oclusais no meio do tratamento que promovem o desvio mandibular para anterior. Para solucionar o problema duas atitudes podem ser tomadas: parar a retração e corrigir a posição do dente que causa o desvio ou realizar o ajuste oclusal da prematuridade e prosseguir com a retração.


Fig. 5 – Toque anterior(prematuridade) em MIH durante a retração, impedindo a continuidade do movimento.
Fig. 6 – Foto da mesma situação em RC. Note o trepasse horizontal presente.
Nesse caso a prematuridade era muito pequena e unilateral, e foi realizado o ajuste oclusal na interferência sem a necessidade de parar a retração.
Fig. 7 Foto da oclusão final com os espaços fechados.

Nenhum comentário: