31 julho 2009

Wilcko... o quê??

Ricardo Nader


No artigo anterior sobre tratamentos ortocirúrgicos rápidos o autor mostrou uma imagem de uma corticotomia e relatou que aquilo era Wilckodontics.

Wilckodontics é uma empresa criada pelos Drs. William e Thomas Wilcko , ortodontista e peridontista, que tem como objetivo divulgar e ensinar um procedimento denominado "AOO - Acelerated Osteogenesis Orthodontics".

AOO é um tipo de tratamento relativamente novo na ortodontia. Eles afirmam reduzir drasticamente o tempo do tratamento com uma cirurgia. Esta técnica tem a sua origem na Ortopedia e já foi usada desde o início de 1900. E somente agora foi modificada para ajudar no alinhamento dos dentes e correções de mordidas.

É uma corticotomia modificada por que não somente corta , mas um certa quantidade da cortical óssea também é removida. O osso então passa por uma fase chamada de osteopenia em que o seu conteúdo mineral é diminuído. Depósitos de cálcio do osso alveolar são liberados e novo osso é formado num período de tempo entre 20 a 55 dias. Enquanto o osso alveolar está nesta fase transitória, os braquetes podem mover os dentes rapidamente por que o osso está mais macio e há menos resistência ao movimento.

Mais informações:

1. Site Wilckodontics

2. Archwired

Nenhum comentário: