24 julho 2009

Dicas - Fechamento de espaços parte 3

Esta á última parte das dicas sobre fechamentos de espaços feitas pelo Dr. Marcos Janson.
Nas duas dicas anteriores, foram enumeradas algumas situações que podem estar presentes dificultando o fechamento dos espaços de extrações e como resolvê‐las. No entanto , em alguns casos, observando‐se todas as causas possíveis, não se chega a um diagnóstico da demora no fechamento. Pode ser a densidade do osso, o tamanho dos caninos o padrão facial (que nos pacientes horizontais mostra‐se mais resistente)ou simplesmente não achamos explicação para o ocorrido. Sendo assim, utilizo dois artifícios que mostram-se eficientes, um para fechamento assimétrico e outro para bilateral:

1 – Fechamentos assimétricos: A resistência ao fechamento unilateral pode ocorrer tanto em casos que se extraíram dois pré‐molares no mesmo arco (um dos lados fechou normal e o outro resiste) (figs.1e2), quanto nas situações de extrações assimétricas. Para esses casos é realizado um procedimento de segmentação do arco de retração entre o canino e lateral ou entre canino e pré‐molar do lado oposto, e os dois segmentos são conectados por um gancho no próprio fio, formando uma espécie de “dobradiça”(fig.3). Dessa forma a resistência do fio é quebrada e o espaço fecha‐se com facilidade. É importante frisar que para realizar esse procedimento, pelo menos metade do espaço já esteja fechado, pois senão ocorrerá muita perda de inclinação dos incisivos, dificultando o fechamento em chave dos caninos, e deve‐se conjugar todo o hemiarco
do lado oposto até o canino do lado de retração, para não haver abertura de espaços na região anterior.



Fotos.1 e 2 ) Caso de extrações de 4 pré‐molares. Do lado esquerdo superior o fechamento já havia se consumado e do lado direito estava estagnado há 3 meses. Realizou‐se então a dobradiça(foto 3) na mesial do dente 23 (seta) e prosseguiu se com a retração do lado direito. Na foto 4 nota‐se o fechamento do espaço após 4 meses.




2 – Fechamentos Simétricos:
A dificuldade de fechamento bilateral é bastante comum, principalmente em pacientes adultos que apresentam padrão facial horizontal. Para esses casos, descartando‐se os fatores etiológicos antes enumerados, utilizo a retração combinada, por vestibular e lingual, que consiste na colagem de botões palatinos nas faces linguais dos caninos e molares, conectando‐os com elástico corrente, e mantendo‐se a retração por vestibular. Porém uma pequena mudança deve ser efetuada: Notem, nas fotos (setas), que a ativação é levada ao gancho de retração e também ao canino, pois se mantivermos somente no gancho, o canino tenderá a girar e se mantivermos somente no canino, abrirá diastema na sua mesial.



Nenhum comentário: