20 outubro 2009

Dicas - Contenção Osamu

Ricardo Nader


Estas Dicas foram enviadas por email pela colega Andrea sobre a contenção Osamu. Estou repassando para todos.


Ricardo,

Segundo o curso que fiz, pode ser feito de 2 formas:

1) Placa de Osamu

  • placa de silicone 1mm;
  • placa de acetato 1mm.

Prensar primeiro a placa de silicone, recortar e remover a parte da oclusal, fixar pontos do silicone no gesso com super bond, p/ manter o silicone em posição ( isto por que quando a placa de silicone é recortada, ela fica solta no modelo. Não adapta corretamente).

Aquecer com soprador de ar quente (enquanto o acetato está quase pronto na plastificadora) prensar o acetato por cima do silicone - continuar com o ar quente p/ melhorar a aderencia ir passando uma toalha seca com força a placa de acetato fica só por oclusal, a de silicone e acetato na gengiva (esta parte provavelmente substitui o uso da cola, eu acho assim melhor pois nas advertências da cola diz que ela pode gerar dermatites, etc.)

A outra maneira de fazer (eu acho melhor)

Colocar fio de aço 0,9 na distal dos molares, colocar resina na região interna da arcada indo da vestibular até a distal do 1º pre molar dar o polimento quimico e em seguida prensar a placa de acetato de 1mm.

Liberar a oclusal dos dentes recortando com tesoura

A placa de silicone dá maior conforto ao paciente, e junto com a contenção é possível fazer pequenas movimentações se vc mudar os dentes no gesso antes.



Abraços

3 comentários:

Maria Elisabeth de Oliveira disse...

Olá Dr Ricardo,
Meu nome é Maria Elsiabeth de Oliveira, sou idealizadora da Tecnica Be Flash achei seu blog bem interessante. Percebi que a Dr Andrea, uma de minhas alunas postou a forma de confecção da Placa de Osamu e da Goteira Be Flash. As quais ensino em meu curso, passo a passo sua confecção, achei interessante ela compartilhar a informação com todos, e isso deve acontecer, mesmo pq eu ministro cursos, para isto mesmo, para passar para frente tudo que aprendi e descobri. Só acho que seria legal ela postar a fonte, de onde ela aprendeu e da foto que se trata de um aparelhinho de nossa mesa clínica. Seria possíve? Desculpe dar uma de chata, mas todos podem se ajudar, vcs passam uma informação que eu passei e ajudam a divulgar minha técnica, onde a goteira e a forma de fazer a osamu, são apenas detalhes, perto de muita coisa que se aprende em meu curso. Segue nosso site abaixo:
www.beflash.com.br

Se quiser pode divulgar este tb, lá tem diversas dicas.

Muito Obrigada

Dra Maria Elisabeth de Oliveira
beflash@uol.com.br

Ricardo Nader disse...

Olá Dra Elisabeth é um prazer tê-la conosco. Eu publiquei o seu comentário e as suas informações estarão visíveis a todos os nossos leitores.

Anônimo disse...

Tentei acompanhar o passo a passo, mas me pareceu confuso demais.
Pena.