26 outubro 2009

Dica - Uso de elásticos leves no início do tratamento

Ricardo Nader


Na postagem sobre o sistema Damon afirmei que muitas das dicas colocadas naqueles artigos podem ser extendidas para a mecânica convencional, dicas que muitas vezes não encontramos nos livros de Ortodontia. Uma delas é o uso prematuro de elásticos leves.

Comecei a usar os elásticos nestas condições depois que li estes artigos. Até então, o que eu havia aprendido era usar os elásticos com arcos mais calibrosos, ou em casos de intercuspidação com arcos destemperados, mas ainda assim com calibre maior.

Estou colocando o resultado de um tratamento de um paciente meu em que usei elásticos 5/16L em box na região anterior para controle de abertura de mordida.




Notem que o aparelho inferior foi montado nesta consulta. Nas fotografias laterais pode-se observar que os caninos estão num nível mais abaixo/acima em relação aos incisivos. O que acontece normalmente nesta situação é uma abertura da mordida pois os caninos extruem, mas os incisivos acabam intruindo/vestibularizando também ( e como todos sabem, quando não queremos um determinado movimento pode ter certeza que ele vai acontecer!). Nesta situação apenas o movimento dos caninos era desejado.

Entrei com elástico 5/16L em box anterior e prescrevi uso diário durante um mês. Depois de 15 dias entrei em contato com a mãe para me certificar que o paciente estava usando.

Quando o paciente retornou no mês seguinte estava assim:


Deste mês em diante, como o arco já estava mais reto, mantive os elásticos apenas à noite e no mês que vem deverei suspender o uso.

3 comentários:

Dr. Ricardo Lessi Jr disse...

Olá Ricardo, sou seu xará (Ricardo tbém) e acompanho seu site há algum tempo.
Após ler o artigo sobre o Sistema Damon também fiquei muito interessado no tópico referente ao uso dos elásticos leves na fase inicial do alinhamento.
Resolvi fazer um "teste" com um pacinte meu, onde havia o mesmo problema que foi demonstrado aqui (caninos superiores em infraoclusão) com tendência a Mordida Aberta Anterior. Entrei com os elásticos 5/16" e em dois meses consegui a extrusão dos caninos (sem intruir os incisivos) e melhorar significativamente o trespasse vertical.
Acho que foi de extrema importância o uso precoce dos elásticos leves, pois, assim, evitei um baita problemão para corrigir no futuro.
Abraços e que seu site continue cada vez melhor !

Ricardo Nader disse...

Olá Dr. Ricardo, a idéia é exatamente essa. Evitar problemas futuros. Observe ainda que ao invés de colocar borrachinhas deixei amarrado com metal para diminuir o atrito.

Hélcio disse...

Olá Ricardo,notei tbem que o paciente estava com a linha média desviada no inicio e ja corrigiu bem neste mes de uso.Um abrço e parabéns pelo site.