12 outubro 2009

Entrevista Dr. Fausto Ito

Ricardo Nader

No site da Dentalpress encontrei uma entrevista com o Dr. Fausto Ito que representa a segunda geração de dentistas que atua no tratamento dos distúrbios do sono com Aparelho ITO® – Sistema Dinâmico de Ação.

Entre outros assuntos o Dr. Ito relata o que denomina de higiene do sono. Segundo ele, a higiene do sono consiste de várias orientações, passadas ao paciente durante o tratamento, com o objetivo de promover o sono restaurador:

1. Uma excelente idéia é estabelecer horários regulares para deitar e levantar. Caso haja necessidade de utilizar o despertador, sempre dê preferência para o mesmo horário e vire-o de costas, para não controlar o passar das horas, pois isso gera ansiedade, atrapalhando o sono.

2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína (café, refrigerantes, chá preto, chimarrão, achocolatados), pois essas estimulam o sistema nervoso central.

3. Evite fumar, pois a nicotina também tem efeito estimulante.

4. Os exercícios físicos devem ser mantidos regularmente todos os dias, porém evitados próximo ao horário de dormir.

5. Planejar, antes de dormir, tarefas para o dia seguinte traz ansiedade e preocupação. Organize tudo, com calma, até 3 horas antes de ir para a cama.

6. Faça refeições leves antes de se deitar. Dê preferência a saladas, legumes e frutas.

7. Deixe o quarto bem escuro, para favorecer o sono repousante. Evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura ambiente.

8. Evite remédios para dormir se não tiver prescrição médica.

9. Evite dormir com fome ou sede, e só vá para a cama com sono e saia dela se estiver sem sono.

10. Use a cama apenas para dormir e fazer sexo. Elimine atividades incompatíveis com o sono, por exemplo: TV, notebook, telefone e lanches.

A entrevista completa pode ser encontrada aqui.

Site do Dr. Fausto Ito

Nenhum comentário: