14 agosto 2009

Confecção de aparelhos - Contensor removível Osamu

A busca constante pela estabilidade em longo prazo dos resultados obtidos com o tratamento ortodôntico estimula a Ortodontia a propor novas alternativas para os modelos mais comuns de aparelhos contensores. Foi desenvolvido com este fim o contensor Osamu, um aparelho removível indicado para contenção.





O contensor Osamu está indicado principalmente para contenção intra-arcos, tanto superior como inferior, embora também seja usado para corrigir posições dentárias individuais durante a fase de contenção. Capelozza Filho disponibiliza ainda, em seu livro, a aplicação da placa Osamu para contenção da compensação dento alveolar inferior nos padrões III.

CONFECÇÃO LABORATORIAL

Preparo do modelo

O modelo de gesso é demarcado com lápis-cópia no limite da gengiva inserida e 1/3 da superfície oclusal e incisal, esta é uma variação do contensor Osamu que deixa exposto o terço oclusal dos dentes.





Material e máquina

- plastificadora de precisão a vácuo;

- placa de silicone de 2mm (camada interna do aparelho);

- uma placa rígida de 1mm de policarbonato elástico duro(camada externa);

- Outros materiais : lápis-cópia, tesoura, disco de aço, broca para acabamento e cola de uso geral (a marca Tigre® para tubulação tipo adesivo plástico)

Sequência de confecção

A plastificadora deve ser aquecida e a placa de silicone deve ser posicionada, aquecida e adaptada ao modelo com pressão a vácuo. O excesso de material deve ser eliminado com ajuda de uma tesoura, respeitando as delimitações feitas no modelo e posteriormente é realizado o acabamento.




A placa rígida é então aquecida e posicionada na plastificadora. Nesse momento, a cola é espalhada sobre a camada de silicone no modelo para sua melhor aderência à camada externa, a qual é pressionada sobre a camada interna de silicone. O excesso de material é então removido com disco de aço e o polimento final é realizado com a broca para acabamento.






Resultado final



Conclusões

O presente artigo de divulgação demonstra a confecção laboratorial do contensor removível Osamu. Dentre as suas vantagens destaca-se a facilidade de construção laboratorial, a aplicação simplificada por ser um aparelho removível, custo reduzido, ausência de interferência na fala, boa aceitação pelos pacientes por ser estético, higienização simples e dispensa ajustes na instalação.


Comentários

Recentemente tive uma paciente que insistiu que eu fizesse uma contenção como essa. Ela tinha visto uma amiga usando. Confesso que não tenho experiência com esta contenção, meu aprendizado foi placa de Hawley no arco superior e 3x3 no arco inferior. Algumas variações, mas sempre em cima disso.

Vale lembrar que o modelo de gesso deve estar preciso, sem bolhas positivas ou negativas. A placa deve estar bem adaptada, justa.

O Osamu original cobre as oclusais. Não sei como fazem com os contatos oclusais, se é preciso fazer ajuste oclusal para que todos os dentes toquem no aparelho, imagino que sim.

Não me arrisquei a fazê-lo ainda, afinal é preciso ter cuidado e não colocar em dúvidas o resultado de um tratamento ortodôntico que durou anos para ser conseguido.

Se algum colega tiver experiência com este tipo de contenção coloque nos comentários por favor. Grato.

6 comentários:

Unknown disse...

Baita sacada. Me deu grandes idéias. Excelente postagem.

Ricardo Nader disse...

Eu ia até te mandar uma mensagem para ver se você tinha algo sobre o Osamu.

Andrea disse...

Fiz um curso em São Paulo, que ensinaram sobre a placa de osamu, ela pode ter resina na parte do palato contornando os molares junto com um fio 0,8 para dar maior estabilidade. Para casos onde havia mordida aberta é excelente, pois o contato dos dentes anteriores é preservado durante o periodo de contenção, geraldo estimulo permanente, diminuindo recidivas. No meu ver a placa é segura pois forma uma cinta na vestibular e lingual, sem alterar a função

Ricardo Nader disse...

Oi Andrea, obrigado pela sua participação. Esta é a idéia deste blog. Me diz uma coisa, você por um acaso não tem algum material sobre ele aí. A gente pode fazer um post com estas alterações que você falou.

Andrea disse...

Tenho algumas fotos, me passa seu email q te mando

Ricardo Nader disse...

Envie para naderfagundes@gmail.com e desde já agradeço Andrea.