28 agosto 2009

Coluna Techno Bytes - AJODO junho 2009

Ameet V. Revankar, Narayan H. Gandedkar, and Sanjay V. Ganeshkar


Nas edições da revista American Jounal of Orthodontics há uma coluna em eles dão dicas de tecnologia. Na edição do mês de junho o tema foi "como recuperar imagens digitais que foram acidentalmente deletadas ou perdidas".

O uso de imagens fotográficas digitais cresceu muito nos últimos anos por parte dos ortodontistas. As imagens digitais oferecem diversas vantagens em relação à convencional: visualização imediata da imagem, possibilidade de melhorar a imagem, possibilidade de armazenar a imagem indefinidamente, e facilidade e impressão e duplicação.


Há também desvantagens, a maior delas é a sua perda acidental por corrupção do arquivo, formatação ou o risco de ser deletada acidentalmente. Isto pode acontecer nas seguintes circunstâncias:

1. Falha ao remover o cartão de memória quando este estiver conectado ao computador. Este erro normalmente acontece quando o cartão é removido durante a transferência da imagem.

2. Uma imagem pode ser acidentalmente deletada quando mais de uma pessoa usa a câmera. Há algumas câmeras que conectam sem fio com um com computador e assim que as fotografias são feitas já são transferidas. Mas isto não impede que elas sejam deletadas no computador.

3. Formatação acidental do cartão de memória.

4. Dano físico ao cartão de memória.



Quantas vezes isto aconteceu: Fotografias de pacientes foram perdidas e não podem ser refeitas por que foram tomadas antes do tratamento e dentes já foram extraídos, alinhados e o tratamento está em curso?

Felizmente há alguns programas que recuperam imagens perdidas de cartões de memória. Aqui vamos falar de um programa que se chama "Artplus Digital Photo Recovery" por que ele é grátis e tem muitos recursos.

Ele pode ser usado com todos os tipos de cartão de memória, recupera imagens de cartões que foram formatados, lê cartões corrompidos ( mesmo que o Windows não os reconheça) e recupera os seguintes tipos de arquivos: JPEG, TIF, DNG, Canon
CR2, Konica-Minolta MRW, and Nikon NEF . Formatos como Olympus ORF, Pentax PEF, Sony ARW, SRF, SR2 podem não ser totalmente reconhecidos, mas são recuperados e salvos com outro formato, como o TIF por exemplo.

Tem ainda suporte a recuperações mais complexas. Isto pode ajudar em casos de cartões que foram fisicamente danificados ou ainda aumentar a velocidade de recuperação em cartões maiores (4 giga) ou em computadores mais lentos.

Na versão 3.0 há a opção de criar uma imagem do cartão que pode ser lida depois. ( Uma "imagem do cartão" é como se fosse uma cópia completa do cartão antes dele ser formatado).

O programa pode ainda recuperar disquetes, cds e dvds danificados.



Passo a passo

1. Execute o programa e escolha uma das três opções:

Default - recuperar fotos diretamente do cartão de memória ( esta opção é a recomendada).

Criar uma imagem do cartão - indicado para cartões que foram fisicamente danificados, para compudadores lentos.

Analisar o arquivo de imagem do cartão de memória - esta opção é para analisar um arquivo de imagem de um cartão que foi criado anteriormente usando a segunda opção descrita acima.




2. Selecione o local que está o seu cartão de memória, especifique a letra que corresponde a ele.




3. Selecione a extensão do aquivo que deseja recuperar. A mais comum é JPEG. Se você estiver em dúvida marque todas as opções, mas isto pode deixar o processo mais lento.




4. Selecione o local onde deseja salvar as imagens que forem recuperadas.




Link para download do programa

Nenhum comentário: