17 agosto 2009

Uma ferramenta alternativa para avaliação do Índice Dental Estético

Pedro César Fernandes dos Santos, Aline Levi Baratta Monteiro,
Rodney Garcia Rocha, Cauby Maia Chaves Júnior

Os índices oclusais ou normativos foram criados inicialmente com os objetivos de determinar quantitativamente, de forma simples, rápida e precisa, a severidade da má oclusão e de indicar os casos com maior necessidade de tratamento ortodôntico, permitindo a análise estatística dos estudos epidemiológicos realizados.

Diversos sistemas quantitativos, também chamados de índices normativos da severidade da má oclusão, foram criados ao longo do tempo, com alguns, inclusive, acrescentando a análise da relação ântero-posterior de Angle, ou com características semelhantes, como o Índice Dental Estético (Dental Aesthetic Index - DAI).

De acordo com experiências obtidas no tratamento de casos com diferentes particularidades, os índices também podem apontar os casos com maiores dificuldades de tratamento.

     



As medidas lineares podem ser tomadas em modelos de estudo ou em boca, sendo registrados os componentes em uma ficha, para, em seguida, multiplicá-los por seus respectivos pesos. Só então, esses resultados devem ser somados aos códigos que caracterizam os demais componentes, obtendo-se, ao final o escore DAI.








Conclusões

1) O fio ortodôntico DAI é um instrumento de fácil confecção,
baixo custo e fácil manuseio.
2) O fio ortodôntico DAI pode ser esterilizado em estufa, autoclave
ou meio químico, com reutilização em longo prazo.
3) Associado ao cursor, que pode ser de silicone ou de borracha, e
aferido com réguas milimetradas endodônticas ou de plástico, pode
demonstrar alta precisão nas tomadas dos componentes lineares.
4) Dever-se-ia estender o ensino e a aplicação do Índice Dental Estético associado ao fio ortodôntico DAI nos cursos de Odontologia, aumentando a familiarização pelos cirurgiões-dentistas e especialistas em Ortodontia.


Comentários

A minha intenção em colocar este artigo foi mostrar a confecção do instrumento com o cursor. O DAI propriamente dito faria apenas numa situação mais específica, nao me vejo fazendo isso no meu dia a dia.

Este intrumento feito com o fio de aço e cursor facilita demais a medida do trespasse horizontal, o quanto um dente está mais por palatino em relação ao outro, o trespasse vertical, relação dos molares e caninos, etc.
Baixe o texto completo aqui
.



Os índices de avaliação da necessidade de tratamento ortodôntico, além dos objetivos já expostos, podem também melhorar a capacidade dos alunos de graduação diagnosticarem as más oclusões, aumentando assim a percentagem de anormalidades da
oclusão identificadas por clínicos-gerais.


Os índices devem mostrar validade, ou seja, a capacidade de medir o que se propõem, e confiança, também chamada de precisão ou reprodutibilidade, que é a capacidade de apresentar os mesmos resultados quando o índice é aplicado na mesma amostra
por diferentes examinadores, ou pelo mesmo examinador em diferentes ocasiões.

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma alternativa de menor custo para mensuração dos componentes lineares do Índice Dental Estético, que geralmente necessitam da sonda periodontal CPI, tornando-se, ainda, uma metodologia com validade e precisão para avaliação da severidade das más oclusões e da necessidade de
tratamento ortodôntico.


Instrumento alternativo de medida do DAI
Métodos de confecção e aferição
Material

Diferentemente do método convencional, no qual se utiliza a sonda periodontal CPI(Community Periodontal Index) para a realizaçãodas tomadas em milímetros dos componentes do Índice Dental Estético, o método descrito neste artigo requer os seguintes materiais:

- um pedaço com 6cm de comprimento de fio ortodôntico, retificado,
com diâmetro de 1mm;
- um alicate nº 139;
- uma régua milimetrada de plástico, quimicamente esterilizável,
ou uma régua endodôntica plástica, esterilizável em autoclave;
- um cursor em silicone (stop de silicone) esterilizável, atóxico e
inodoro, com espessura de 1,5mm e perfuração central.


Metodologia
Confecção

Utiliza-se um fio ortodôntico de calibre 0,8 a 1mm, retificado, com seis centímetros de comprimento. A partir da extremidade do fio, realiza-se, com auxílio do alicate 139, uma circunferência de 1,5cm de raio, de forma a facilitar a apreensão do instrumento com os dedos polegar e indicador. No ponto em que a circunferência é fechada, confecciona-se a parte reta do fio ortodôntico, a qual deve ter 3cm de comprimento. A extremidade da parte reta do fio deve ser aplainada, para facilitar a justaposição nas superfícies dentárias.
cursor de silicone ou borracha é introduzido no fio ortodôntico, permanecendo de 2 a 5mm do início.

Nenhum comentário: