21 agosto 2009

Alterações em radiografias panorâmicas - Carcinoma de células escamosas

Esse paciente me foi encaminhado para extração de todos os dentes. Já estava fazendo tratamento e o médico encaminhou para as extrações.








A biópsia foi realizada coletando material do palato e o dignóstico foi: "Carcinoma de células escamosas, ulcerado e invasor, bem diferenciado ( grau I)."

O carcinoma de células escamosas (CEE) é uma neoplasia maligna, com origem no epitélio de revestimento da boca, sendo responsável por cerca de 95% das lesões malignas nesta região.

A participação do tabaco na carcinogênese bucal é uma unanimidade entre os autores, mas esta variou em função do tipo de tabaco (fumado, mascado, em pó,adicionado ou não a substâncias adoçantes e aromatizantes), do tempo relatado do hábito, idade de início e associação ou não com o etilismo. Segundo alguns autores, o álcool não agiria sozinho na fase iniciadora da carcinogênese bucal, mas atuaria potencializando os efeitos do tabaco. Os raios UV do sol foram associados ao desenvolvimento do CCE labial, principalmente entre aqueles pacientes que apresentavam pele clara e exposição ocupacional ao sol.

A modalidade terapêutica mais indicada para o CCE bucal seria a cirurgia. Alguns médicos preconizam a radioterapia concomitante à quimioterapia no pré-operatório, pela redução do volume tumoral, apesar de os efeitos colaterais serem substanciais e nem sempre aceitáveis para os pacientes.

Informações retiradas daqui.

Nenhum comentário: