17 agosto 2009

Alterações em radiografias panorâmicas - cisto de retenção mucoso

Nós ortodontistas avaliamos diariamente radiografias panorâmicas e é importante sabermos avaliar a possibilidade de existirem alterações ou patologias pré-existentes no nosso paciente. Vou iniciar aqui posts com alterações radiográficas em panorâmicas e tentar fazer um banco de dados para consultas.

Na minha opinião, o dever de observar estas alterações é do Radiologista. Vou dar um exemplo, na área médica, quando o médico solicita um ultrassom o que ele recebe é um laudo, as imagens até vem impressas, mas o importante é o laudo. O médico confia plenamente na observação do especialista que fez o exame.Em odontologia alguns centros sequer mandam o laudo radiográfico.

Aqui na minha cidade felizmente conto com uma boa profissional nesta área, Dra Yonara Donato. Os laudos abaixo foram feitos por ela.

Estas duas primeiras imagens sugerem a existência de cisto de retenção mucoso.












As informações abaixo foram retiradas do site do prof Paulo Galvão
Cisto de retenção mucoso

Características gerais:

É conseqüência comum da hiperplasia ou inflamação da mucosa de revestimento do seio. A inflamação, causada por infecção ou alergia, provoca a obstrução dos ductos das glândulas seromucosas, desencadeando o acúmulo de secreção.

O cisto é revestido por epitélio respiratório ou por um epitélio displásico pavimentoso simples, cúbico ou escamoso. O líquido do cisto é espesso, viscoso, branco ou translúcido. Localizam-se mais comumente no seio maxilar, ainda que possam ser encontrados nos seios frontais ou esfenoidais.

Características clínicas

Maior incidência na terceira década de vida e é duas vezes mais freqüente nos homens que nas mulheres.

São geralmente assintomáticos. Provavelmente menos de 10% dos indivíduos experimentam dor e hipersensibilidade nos dentes e na face. Alguns pacientes relatam obstrução, gotejamento pós-nasal, cefaléia, sintomas de resfriado e, às vezes, entumescimento do lábio superior.

Características radiográficas

Imagens parciais podem aparecer em projeções periapicais posteriores dos maxilares, no entanto, são mais bem visualizadas nas panorâmicas;
Podem ser bilaterais, mas são geralmente unilaterais;
Opacificação em forma de gomo, de bordas suaves, com radiopacidades leves, sem margens escleróticas;
Podem projetar-se desde o soalho do seio até as paredes laterais;
Base estreita: cisto seroso;
Base ampla: cisto mucoso;
Seio aparece normal quando não há sinusite simultânea;
O tamanho varia desde a ponta de um dedo até ocupar todo o seio;
Quando o cisto atinge o seio, provoca um turvamento uniforme semelhante a uma sinusite leve.

Diagnóstico diferencial

- Queratocistos;
- Cistos dentígeros;
- Pólipos sinusais;
- Sinusite leve.


Tratamento

Normalmente não necessitam de tratamento, pois se resolvem espontaneamente.
Considerar intervenção cirúrgica quando existir evidência de dor persistente, cefaléia ou expansão.

4 comentários:

Kellen disse...

Oi, Dr Ricardo!
Quero parabenizá-lo pelo blog. O layout ficou muito bom.
Aqui na minha Radiologia, costumo enviar o laudo, onde além da parte descritiva da imagem, vai a imagem da radiografia e a foto do paciente impressas. Não mandamos laudo qdo o dentista solicita exame sem laudo.
Acho muito boa esta iniciativa de descrever as patologias e anomalias presentes nas radiografias panorâmicas. Vou acompanhar o próximo post.
Bjs

Ricardo Nader disse...

Olá Kellen ( olhei bem para não escrever Kelly!), a idéia é falar muito desse assunto pois faz parte do nosso dia a dia. Se você tiver algum material e quiser nos mandar será muito bem vindo

Kellen disse...

Tenho algumas coisas por aqui. Sempre que aparece algo interessante procuro guardar. Diga o que vc está pensando e se eu tiver alguma coisa é claro que te mando.
Bjssss

Ricardo Nader disse...

Ok, eu te falo.