20 maio 2009

Perguntas ao Dr. Leandro Silva Marques , um dos autores do artigo publicado abaixo

Dr. Leandro, como disse anteriormente, é baiano de Guanambi e entre outros vários trabalhos ( currículo) foi autor do artigo "Prevalência de alergia a nível e avaliação a longo prazo de alterações periodontais em pacientes ortodônticos alérgicos".

Ao fazer o resumo e tradução tive algumas dúvidas e entrei em contato ele. Dr. Leandro foi extremamente atencioso. Seguem as perguntas e respostas:

Dr. Ricardo: "De acordo com o trabalho, o níquel tem um importante papel em alterações inflamatórias no periodonto. Diante disso, seria o caso então o Ortodontista fazer o teste epicutâneo em pacientes em que há essa suspeita?"
Dr. Leandro: "Eu acho que não. Na maioria dos casos os pacientes não apresentam desconforto grave. Caso seja efetuado controle da higienização, o paciente não terá maiores problemas. Portanto, acho que seria mais prudente colocar o aparelho e controlar a higiene de forma mais enfática e em caso de desconforto severo trocar a aparatologia ao invés de investir em testes de pele."
Dr. Ricardo: "Ainda conforme o artigo, estas alterações são também influenciadas pelo acúmulo de biofilme e que podem ser transitórias. Até que ponto o profissional pode continuar com o tratamento? Quando decidir parar?"
Dr. Leandro: "Acho que depende de bom senso mais do que de um momento específico. Quando o desconforto começar a comprometer a motivação do paciente com o tratamento seria um bom momento de repensar o tratamento. Ressalto que pacientes adultos alérgicos com comprometimento periodontal devem ser monitorados com mais rigor."
Dr. Ricardo: "Existem os aparelhos chamados antialérgicos. O que você pode falar a respeito da sua eficácia tanto em relação às características não alergênicas quanto as características mecânicas ( dureza do metal, atrito, etc)?"
Dr. Ricardo: "As alterações periodontais apresentam-se por todo o periodonto ou podem estar localizadas. Pode haver influência do posicionamento do braquete mais próximo da margem gengival?"
Dr. Leandro "O efeito não é exclusivo na gengiva. Existem relatos de alterações na mucosa e lábios. Portanto, acredito que o posicionamento do bracket não seja importante, embora aqueles brackets em contato direto com a gengiva inflamada possam favorecer maior liberação local do níquel....entretanto ainda não existem estudos específicos sobre isso."

Nenhum comentário: