05 março 2012

Resistência de União de Brackets com um Novo Sistema Autocondicionante

Ricardo Nader

Olá pessoal, depois de um longo inverno estou de volta! Vou publicar um artigo interessante sobre o sistema adesivo autocondicionante. Estou usando no consultório com resultados muito animadores.

Resistência de União de Brackets com um Novo Sistema Autocondicionante

Guilherme Carpena LOPES
Daniela Greenhalgh THYS
Luiz Clovis Cardoso VIEIRA
Arno LOCKS

Introdução

Os adesivos autocondicionantes, que combinam ácido e primer, oferecem aplicação clínica simplificada, quando comparados com a técnica do condicionamento ácido total (YOSHIYAMA et al., 1998). 
Com tal abordagem, é possível economizar tempo, melhorar a relação custo-benefício do procedimento para o clínico e, indiretamente, para o paciente. 


O objetivo deste trabalho laboratorial foi comparar a resistência de união de brackets ortodônticos ao esmalte tratado com dois sistemas condicionadores: um novo sistema adesivo autocondicionante (TransBond XT Self-etching Primer, 3M Unitek) e o tradicional ácido fosfórico a 35% (ScotchBond Etchant Gel, 3M).

Resultados e discussão

Resistência de união

As médias de força de união (MPa) foram 26,0 (±7,4) para TransBond SEP e 26,6 (±7,1) para o grupo controle (ácid fosfórico a 35%).

Resultados médios da resistência de
união de brackets metálicos ao esmalte.


Algumas investigações científicas têm mostrado que adesivos autocondicionantes podem propiciar forças de união equivalentes ou até mesmo superiores aos sistemas que usam o ácido fosfórico como prévio tratamento do esmalte (BERGERON et al., 1955; IBARRA et al., 2000; LOPES et al., 2001; MALLMANN et al., 2000; RUEGGEBERG et al., 2000).

Entretanto, esta resistência de união parece depender da formulação dos sistemas autocondicionantes (BERGERON et al., 2000; IBARRA et al., 2000; LOPES et al., 2001). No caso da formulação específica do sistema autocondicionante testado, alta resistência de união ao esmalte tem sido relatada na literatura, tanto na colagem de brackets ortodônticos (CUTLER et al., 2002; LOPES et al., 2001) como na adesão de resinas compostas ao esmalte através de um sistema adesivo de composição idêntica ao TransBond SE.

Em nossos estudos, a aplicação do sistema autocondicionante TransBond SEP (3M ESPE) no esmalte resultou num padrão de condicionamento semelhante ao efeito do ácido ortofosfórico a 35% .

Os sistemas adesivos autocondicionantes representam uma estratégia adesiva simplificada, quando comparada com a da técnica convencional de aplicação do ácido fosfórico como prévio tratamento (YOSHIYAMA et al., 1998).

 O tempo de aplicação reduzido e a desnecessária utilização intrabucal de agentes corrosivos, com todos os cuidados que este procedimento exige, torna o uso do sistema autocondicionante Transbond SEP (3M Unitek) extremamente interessante na colagem de brackets ortodônticos, do ponto de vista clínico. Haja vista a adequada capacidade de união verificada pela utilização do sistema neste estudo laboratorial.


-----------------------------------------------------------------------------

Amigos, estou usando no consultório o sistema apresentado neste trabalho e os resultados são muito bons. Não consegui definir quanto tempo ganho numa colagem de boca completa, mas a praticidade do sistema torna o procedimento mais simples.

O artigo completo pode ser visto neste link.




-------------------------------------------------

Um comentário:

Andrea disse...

Eu uso o SEP facilita muito. acho ótimo