26 julho 2011

Dica clínica - Inclusão dos segundos molares na mecânica parte 3

Ricardo Nader


Amigos, inicialmente gostaria de me desculpar com vocês pela ausência. Nos últimos 7 meses a construção da minha casa me sugou completamente ( quem já construiu sabe bem do que estou falando). 

Esta postagem é a parte final das dicas do Dr. Marcos Janson sobre a inclusão dos segundos molares.


INDICAÇÕES


III‐ Após a expansão da maxila em adultos: A expansão da maxila em adultos nem sempre se processa com a abertura da sutura palatina mediana. Quando a separação ortopédica não ocorre, o movimento se processa com compensações dento‐alveolares e, assim sendo, a inclusão do segundo molar é importante para manter o alinhamento do arco em relação ao primeiro molar e evitar uma recidiva precoce em um dente isolado.



a) Foto oclusal de paciente de 20 anos submetida a ERM, com abertura da sutura. Note que mesmo havendo
a separação ortopédica, os segundos molares não acompanharam o alinhamento dos primeiros. b) Imediatamente após a remoção do Hyrax, o aparelho é , com a inclusão dos segundos molares. c) Resultado final

IV‐ Preparo pré‐cirúrgico: No preparo pré‐cirúrgico, principalmente nos casos onde haverá cirurgia bimaxilar, é interessante, desde o princípio, incluir os segundos molares na mecânica pois, no ato da cirurgia, o cirurgião tem a possibilidade de trabalhar com os p dois arcos completamente planos, propiciando o contato adequado de todos os dentes, beneficiando o ortodontista e o paciente, pois não há necessidade de tempo extra para intercuspidar os dentes mais posteriores.


Fotos D e E - Fotos laterais iniciais. Fotos F e G - Preparo pré‐cirúrgico com os segundos molares incluídos. Note que, como a paciente exibia uma mordida aberta anterior, com os planos divergentes e a cirurgia seria nas duas bases, o nivelamento até o segundo molar planificou totalmente o arco e possibilitou o contato de todos os dentes na cirurgia.  Fotos H e J - Fotos laterais finais.



Fonte: http://www.mjanson.com.br
-------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: