27 julho 2011

Considerações sobre o tempo de tratamento

Ricardo Nader

As últimas postagens que fiz foram retiradas do site do Dr. Marcos Janson. Não era a minha intenção fazer mais uma, mas esta situação ocorreu comigo na semana passada e eu preciso passar para vocês.


Introdução:

Meus caros amigos, esse mês resolvi falar sobre o tempo. Por que? Porque, como se diz na irradiação futebolística “...e o tempo passa...”. Pois é, o tempo é o limitante de tudo na vida, pois estamos compartimentados dentro dele, cada um com seu tamanho. Isso vale para a vida, para o amadurecimento, para a sabedoria, para o aprendizado e......para a Ortodontia. Resolvi falar desse assunto devido a uma ocorrência em meu consultório e como a padronização de determinados ensinamentos, no fim, volta‐se contra nós mesmos.

Aconteceu o seguinte: um funcionário de uma determinada empresa agendou uma visita a fim de convencer‐me a entrar na sua rede de conveniados. A conversa estava boa, os honorários eram “razoáveis” e, confesso, eu estava até a fim de aderir. No entanto, quando começamos a confabular à respeito do tempo de tratamento, o agente me informou que a empresa arcava com os honorários pelo prazo de 24 meses e que, a partir disso, não haveria mais pagamento. Pronto, prá mim, bastou.



Quem pratica o dia a dia da ortodontia de qualidade sabe que, 24 meses, é um tempo razoável para se tratar um paciente sem extrações, onde o profissional dependa somente dele, ou seja, com baixa necessidade de colaboração. No entanto, quando se tem extrações, necessidades de ancoragem, necessidade de uso de elásticos, raízes maiores, perdas ósseas, reabsorções em andamento, sem levar em consideração o fator idade e variações individuais, sabemos que o tempo pode ir mais além e, sendo assim, trabalharíamos de graça? Esse tempo de 24 meses vem da época em que tratavam‐se somente pacientes jovens e mesmo assim, uma grande maioria ultrapassava esse patamar.

Por incrível que pareça, assim como eu, que recebi essa informação na minha formação, e agi dessa forma durante um longo tempo, muitos colegas ainda continuam estipulando esse prazo para os pacientes, mesmo sabendo quase nunca é cumprido. Então porque usamos esse prazo? Por acaso 24 é um número mágico? É poderoso na Cabala? Dá sorte na numerologia? Se não for nada disso, vai aqui o meu conselho: paremos de usar sempre o mesmo prazo, para situações diferentes, pois, assim como parece padrão dentro da especialidade, os usuários acabam por fixar esse número e pacientes, empresas e prestadores de serviço acharão sempre razoável utilizá‐lo. Outro problema advindo dessa padronização é não termos referência quanto a duração de cada etapa de tratamento, coisa que se consegue realizando‐se uma análise criteriosa dentro do seu próprio consultório.

Para ajudar os colegas e, quem sabe, começarmos a estipular prazos mais realistas para os nossos pacientes, abaixo segue uma lista de etapas e procedimentos e o tempo médio para cada um, sempre lembrando que é uma média (na minha prática) e, às vezes, pode demorar mais ou menos:

1. Alinhamento e nivelamento até chegar no arco retangular de aço (varia muito com a gravidade das rotações e curva de Spee) : De 5 à 10 meses
2. Distalizações com extrabucal (pacientes jovens): 4mm (4 meses) e 7mm (8meses)
3. Correção de Classe II com elásticos (pacientes jovens): 4mm (3 meses) e 7mm (8meses)
4. Correção de Classe II com elásticos (pacientes adultos): 4mm (6 meses) e 7mm (10 a 12 meses)
5. Estabilização pós correção com elásticos: 3 a 4 meses
6. Expressão do Torque anterior (2 mm de overjet) – 3 a 4 meses
7. Fechamento dos espaços de extrações sem apinhamento ( jovens) : Com ancoragem - 6 a 9 meses. Sem ancoragem - 4 a 7 meses.
8. Fechamento dos espaços de extrações sem apinhamento ( adultos): Com ancoragem - 12 a 16 meses. Sem acoragem - 8 a 12 meses.
9. Etapa de refinamento oclusal (após correção das relações ântero‐posteriores – De 4 a 8 meses
10. Finalização e intercuspidação – De 4 a 6 meses.
11. Tratamento de jovens sem extrações : 18 a 24 meses
12. Tratamento de jovens com extrações : 24 a 30 meses
13. Tratamento de adultos sem extrações : 24 a 32 meses
14. Tratamento de adultos com extrações : 30 a 40 meses


Fonte: http://www.mjanson.com.br





Nenhum comentário: