15 maio 2011

Dica clínica - Inclusão dos segundos molares na mecânica parte 2

Ricardo Nader



Agora a segunda parte das dicas sobre a inclusão dos segundos molares. Sempre lembrando que os originais podem ser encontrados no site do Dr. Marcos Janson.

Introdução

Na dica passada falamos aqui sobre a inclusão do segundo molar inferior assim que esse se apresenta irrupcionado, sendo as maiores vantagens o apoio para a correção da curva de Spee e a possibilidade de proporcionar um vetor mais horizontal no uso de elásticos de Classe II e evitar a extrusão do primeiro molar em relação ao segundo. Portanto, concluiu‐se que devemos inserí‐lo no aparelho o quanto antes. O segundo molar superior é diferente, possui regras próprias e a indicação de sua inclusão deve seguir alguns critérios, como veremos à seguir:




l) SEGUNDOS MOLARES SUPERIORES:

Os segundos molares superiores são os últimos dentes a irrupcionar, com exceção dos terceiros molares, e afloram na cavidade bucal por volta dos 12 e 13 anos. Devido a curva de Spee, quase sempre se posicionam em infra oclusão em relação ao primeiro molar e, dependendo da profundidade da face do paciente (padrões verticais ou horizontais), pode haver deficiência de espaço, o que provoca um posicionamento ainda mais superior e também retro‐inclinação (fotos). Por essas características, devemos tomar alguns cuidados ao incluí‐lo no aparelho, pois alguns efeitos colaterais podem ocorrer.  A seguir serão listadas as situações onde é interessante incluí‐los e onde devemos evitar:

INDICAÇÕES: Na maioria dos casos onde se faz necessária a inclusão dos segundos molares superiores, isso acontece após o nivelamento da curva de Spee inferior pois, dessa forma, a extremidade inferior terá sido intruída e portanto, haverá espaço para o nivelamento dos segundos superiores sem provocar prematuridades ou abertura da mordida.

I ‐ Quando o segundo molar apresenta‐se cruzado:

Foto d) Foto lateral esquerda apresentado relação de Classe I e dentes posteriores cruzados e) Nesse caso como o segundo molar está diretamente envolvido no problema, iniciamos a mecânica com a sua inclusão. O tratamento foi realizado com a utilização de elásticos intermaxilares e abertura do arco. f) Foto final que demonstra o bom
relacionamento nos dentes posteriores.

II ‐ Quando há necessidade de ancoragem no nivelamento:

Foto a) Foto lateral esquerda apresentado relação de Classe II, ausência do 36 e extrusão do 26. b) Para
propiciar ancoragem para o nivelamento superior, o segundo molar superior esquerdo foi incluído desde o
início da mecânica. c) Caso finalizado com os arcos nivelados.


Fonte: http://www.mjanson.com.br
--------------------------------------------------

Nenhum comentário: