14 maio 2011

Dica clínica - Inclusão dos segundos molares na mecânica

Ricardo Nader

Esta dica foi publicada no site do Dr. Marcos Janson no mês de junho do ano passado divido em 3 partes. Esta foi a primeira.

Introdução

É muito comum a dúvida dentro da comunidade ortodôntica em relação à necessidade de incluir os segundos molares na mecânica. Se trabalhamos a oclusão do paciente para propiciarmos o maior número de contatos possíveis e se os dentes já estão possíveis na cavidade bucal, vale a pergunta: Por que não utilizá‐los na mecânica ? O que ocorre talvez seja um conflito de opiniões e confusões desnecessárias, pois existem situações onde a inclusão dos segundos molares podem trazer problemas. O objetivo dessa dica é justamente esse, mostrar quando é ideal e necessário incluí‐los e quando devemos evitar.



l) SEGUNDOS MOLARES INFERIORES: 

Os segundos molares inferiores estão presentes na boca a partir dos 11 ou 12 anos em média e , portanto, quase sempre disponíveis ao iniciarmos a ortodontia corretiva. Os fatores que demonstram o benefício de sua inclusão logo no início do tratamento são:

a) Um dos pontos principais do início de tratamento é procedermos com o nivelamento da curva de Spee e nada mais racional do que utilizarmos mais um dente posterior para propiciar ancoragem ao movimento de intrusão anterior (figs 1 e 2).

Notem na fig 1 como o segundo molar
Faz parte da curva de Spee. Nada mais
Sensato do que incluí‐lo durante o nivelamento
da mesma (fig 2). Durante a
correção, ocorrerá vetores intrusivos
nas extremidades e extrusivo no meio do
arco, portanto a sua inclusão não gera
prematuridade e abertura da mordida.


b) Outra indicação importante é quando, no planejamento do tratamento, é indicado a utilização de elásticos de Classe II. A inclusão do segundo molar inferior aumenta o comprimento do arco e portanto, aumenta o vetor horizontal e diminui o vetor vertical do elástico, fato esse bastante desejável. Dessa forma evita‐se
também a extrusão do primeiro molar (figs 3, 4 , 5 e 6).

3) Início do uso de elástico
de Classe II; 4) Extrusão do
primeiro molar inferior emrelação ao segundo devido
ao uso contínuo de elástico
de Classe II no primeiro
molar

5 e 6) Indicação da utilização de elásticos de Classe II:
ganchos entre os caninos laterais e inclusão dos
segundos molares
inferiores. Notem que os
superiores não estão no
arco. Isso será discutido na
próxima dica.














c) Nos casos com extrações inferiores, os segundos molares podem propiciar melhor ancoragem, evitando a inclinação e rotação dos primeiros molares. A desvantagem pode ser o maior atrito. Para diminuí‐lo, proceda com um desgaste da extremidade do fio retangular durante a retração, sem esquecer que, após desgastá‐lo com broca, proceda com o polimento com uma ponta de borracha abrasiva, senão o atrito será
ainda maior.


Fonte: http://www.mjanson.com.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: