04 junho 2010

Continuação do caso que publiquei anteriormente

Ricardo Nader


  Há alguns dias publiquei umas imagens e pedi que dessem sugestões  em relação ao tratamento de um canino incluso.  A razão para isso foi que na revista DentalPress edição fevereiro/março de 2010 um artigo foi publicado com um caso muito semelhante ao meu.

  Vejam o artigo:


Tracionamento de um canino inferior em posição desfavorável
Sérgio Kubitsky, Marcio Guimarães Kubtsky, Leopoldino Capelozza Filho, Terumi Okada Ozawa



Relato do caso



 Paciente do gênero feminino, 12 anos e 3 meses de idade procurou o serviço de Ortodontia apresentando a ausência clínica do dente 43. Apresentava má oclusão de cl II, mordida cruzada posterior, desvio da LM inferior para o lado esquerdo e persistência do dente 83.


Clique para abrir em outra janela










 Os exames radiográficos revelaram que dente 43 estava impactado na região mentoniana em posição horizontal ano nível apical dos incisivos inferiores em posição que caracterizava uma transmigração. A imagem radiolúcida era sugestiva de cisto dentígero.

 Foi sugerido o tracionamento desse dente após esclarecimento pleno das condições inerentes a tal abordagem. Além do tracionamento, o plano de tratamento consistiu de expansão rápida da maxila e a extração dos dois primeiros pré-molares superiores. Não consideraram a opção de usar AEB - arco extrabucal.

  Principalmente através da telerradiografia lateral verificou-se que havia espaço entre as raízes dos incisivos e o dente impactado devido à sínfise ser larga.


Clique para abrir em outra janela
















 Após instalar o aparelho fixo Straith-Wire, seguiu com o tratamento até o fio retangular no arco inferior. Neste momento utilizou-se uma mola aberta com o objetivo de obter espaço para acomodar o canino e para acertar a linha mediana.

  De acordo com Consolaro, o espaço necessário para o dente a ser tracionado deveria considerar uma vez e meia a distância mesiodistal do canino. Isso é exagerado e quase sempre impossível. Essa afirmação do autor eu achei muito interessante por que mais de uma vez ouvi o próprio Consolaro falar isso e sempre que passei pela situação de tracionar um dente incluso nunca consegui colocar esta distância.

  Iniciou-se o tracionamento usando o arco retangular inferior como ancoragem, através de forças ortodônticas leves, 100 gramas-força.


Clique para abrir em outra janela





















 

 O tracionamento foi acompanhado com frequência clínica regular, através da palpação da região da sínfise; e radiograficamente, seguindo a trajetória do canino em relação às raízes dos dentes adjascentes.


Clique para abrir em outra janela


























-----------------------------------------------------------------

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo caso!!
viva a ortodontia!

Anônimo disse...

Super interessante!

fez lembrar um caso da especializacao onde o paciente tinha o 11 e 12 inclusos. Planejamos inicialmente (com as radiografias periapicais e panoramica) o tracionamento, mas depois na tomo vimos q a raiz do 11 estava dilacerada envolvendo o apice do lateral.

Parabens pelo blog! adoro!

Juliana disse...

Belíssimo caso, parabéns !!!