20 maio 2010

Observem as fotografias abaixo e respondam-me

Ricardo Nader

Estas imagens são de um tratamento realizado por mim, já finalizado, e coloco aqui para podermos fazer algumas considerações. Uma das questões do plano de tratamento foi o que fazer com o canino inferior direito que estava numa posição desfavorável.


Observem a presença do dente 83 e os dentes permanentes anteriores inferiores com apinhamento:



Na radiografia panorâmica observa-se a presença do dente 43 bastante inclinado para mesial com a coroa próxima da linha mediana entre os dentes 31-41.



Na telerradiografia lateral é possível observar a posição do 43 nos sentidos antero-posterior e vertical.
 
Com base nas imagens acima e considerando-se apenas a situação do dente 43 qual seria o seu plano de tratamento? E por quê? ( Respondam nos comentários)


4 comentários:

GUILHERME B. disse...

BOM DIA, MEU PLANEJAMENTO NESTE CASO SERIA A REMOÇÃO CIRURGICA DO CANINO IMPACTADO, POIS E TRAÇÃO DESTE ELEMENTO PROVAVELMENTE ENVOLVERIA OUTROS ELEMENTOS COM COMPLICAÇÕES, E MANUTENÇÃO DO ESPAÇO DO 43 PARA FUTURO IMPLANTE.

Ricardo Nader disse...

Olá Guilherme, obrigado pela participação. Aguarde mais alguns dias que vou te mostrar como fiz e se fosse hoje como poderia ter feito.

eugenio disse...

OLA RICARDO.NUNCA TIVE CASO COM CANINO INFERIOR NESTA POSIÇAO, MAS JA VI SITUAÇOES SEMELHANTES NA LITERATURA QUE O CANINO FOI TRACIONADO. CONCORDO QUE A MELHOR OPÇAO PARA QUEM NAO TEM EXPERIENCIA CLINICA SEJA A OPÇAO DO GUILHERME.

Ricardo Nader disse...

Eugênio, dê uma olhada no segmento deste caso:

http://www.ortopress.com/2010/06/continuacao-do-caso-que-publiquei.html

Este foi um caso clínico. Observe na telerradiografia que havia osso que possibilitaria a movimentação.

Concordo com você em relação à experiência. Eu tive um caso assim e tratei da mesma forma que Guilherme, hoje talvez fizesse diferente.