16 outubro 2010

Uma técnica simples para controle de torque individual com microparafusos

Ricardo Nader

Mais um trabalho para enriquecer as nossas possiblidades utilizando microparafusos. Este caso clínico foi publicado na JCO em setembro de 2009.

 

A Simple Technique for Independent Torque Control with Miniscrew Anchorage


YOON-AH KOOK, DDS, MSD, PHD
SEONG-HUN KIM, DMD, MSD, PHD
SUNG-SEO MO, DDS, MSD, PHD

O efetivo controle de torque é difícil de conseguir em aparelhos pré-ajustados por causa da folga existente entre o fio e o slot do braquete. Em casos envolvendo incisivos laterais posicionados por palatino, a inversão dos braquetes facilita o seu posicionamento sem a necessidade de dobras de terceira ordem.
O controle de torque é ainda mais problemático em pacientes com inclinação lingual acentuada, severa reabsorção alveolar ou deiscência óssea.


Movimento radicular assistido por microparafusos

Por causa do limitado comprimento do braço de força no slot do braquete, um aumento na força é necessário para se conseguir um adequado momento para efetivo movimento radicular, resultando numa carga pesada nos dentes de apoio aumentado os riscos de danos periodontais.
Aumentar o comprimento do braço de força é preferível à aumentar a força. Isto pode ser obtido através do uso de microparafusos.

image

O microparafuso (1.6mm diâmentro , 8mm de comprimento) é inserido entre as raízes dos dentes que receberão os torques. Um fio TMA ( 0.017x0.025) é dobrado de forma que uma extremidade fique inserida no braquete e a outra no microparafuso ( que tem a cabeça em forma de braquete).

Relato do caso


Uma paciente de 24 anos foi encaminhada para tratamento ortodôntico. Um aparelho slot 0.022 pré ajustado foi instalado. Após o alinhamento e nivelamento, as raízes dos dentes 22 e 23 tornaram-se bastante proeminentes.

image

Imagens de tomografia mostraram deiscência óssea nas raízes do incisivo lateral  e do canino.

image

Para ter maior controle das posições das raízes, os braquetes  foram trocados para slot 0.018, e microparafusos inseridos entre as raízes dos incisivos central e lateral e entre o lateral e canino.

image

Um degrau foi confeccionado no arco maxilar para permitir a colocação do braço de força dos braquetes para os micropafusos. O arco foi mantido em contato com as coroas destes dentes para evitar vestibularização das coroas.

image
image

Após uma semana de inserção o microparafuso que estava entre o incisivo central e lateral se perder por causa da inflamação. Outro parafuso foi inserido entre o canino e primeiro pré-molar.

image

Seis semanas após o início da mecânica já se pôde observar através da tomografia a melhora na posição das raízes.

image
image

Discussão

Na mecânica convencional a força necessária para realizar o movimento de raíz de um incisivo central é de aproximadamente 2.000g de cada lado. Um nível de força que pode levar a danos periodontais. Através do aumento do braço de força ( próximo de 10mm) a técnica assistida por microparafuso reduz o nível para aproximadamente 125g.

Hujja et all, descreveram que a força necessária para movimentar os dentes é menor que aquela necessária para remover os microparafusos do lugar.

O momento associado pode vestibularizar ou extruir os dentes. Para minimizar estes efeitos indesejados o arco deve ser mantido em contato com o terço incisal das coroas dos dentes que serão movimentados.

O autor descreve que teve dificuldades com os braços de força em forma de L ( com fios TMA) e sugere uma nova forma em U, como na figura abaixo:

image


---------------------------------------------------------

Nenhum comentário: