28 setembro 2010

Perguntas e respostas sobre braquetes autoligados - continuação

Ricardo Nader

Publicado na AJODO de agosto de 2010, uma revisão de literatura com peguntas e respostas sobre sistemas autoligados.

Os braquetes autoligados são mais eficientes e mais eficazes do que os sistemas convencionais no tratamento de más oclusões?



A evidência atual não suporta a afirmação de que braquetes autoligados são mais eficientes. Dados de alguns estudos indicam que o tempo de cadeira, em média, é de 20 segundos a menos por arco e a inclinação do incisivo inferior final é, em média, 1,5 graus a menos para os braquetes autoligados. Evidências atuais não indicam diferenças entre os sistemas autoligados e os convencionais no que diz respeito a tempo de tratamento, a taxa de alinhamento, taxa de fechamento de espaços, as dimensões finais do arco, ou resultados oclusais.

Esta pergunta foi avaliada em uma recente revisão sistemática de estudos clínicos (in vivo)  comparando os dois sistemas. A eficiência  foi determinada pelos  objetivos do tratamento: tempo total de tratamento, quantidade de alinhamento dos incisivos inferiores, tempo de fechamento de espaços, o tempo de cadeira, e média de falha do braquete.

A  eficácia do tratamento foi determinada pelos resultados do tratamento: índices oclusais, dimensões do arco, inclinações dos incisivos inferiores após o alinhamento ou ao final do tratamento. Quinze estudos preencheram os critérios de inclusão para esta revisão sistemática. Seis dos resultados do tratamento- média de tempo total de tratamento,  alinhamento dos incisivos inferiores,  média do fechamento de espaço, média de falha dos braquetes, os índices de oclusão e dimensões do arco - não foram significantemente diferentes entre os dois sistemas.

Apenas dois resultados - tempo de cadeira e alinhamento dos incisivos inferiores - mostraram diferenças significativas. O tempo de cadeira foi em média 20 segundos por arco menor nos autoligados e a inclinação dos incisivos inferiores foi  1,5 graus menor nestes sistemas.



Os aparelhos autoligados apresentam menor atrito entre o arco e o braquete?

As provas para a afirmação de que o sistema autoligado apresenta menor atrito vêm de condições específicas de laboratório que não representam completamente as condições reais. A compreensão completa do atrito entre o braquete e o arco ainda pemanece incerta.

A redução do atrito é a chave para uma série de afirmações dos sistemas autoligados. Os defensores deste sistema afirmam que, durante o alinhamento, o atrito reduzido aliado a forças menores e mais fisiológicas promovem geração de osso alveolar e permite uma maior expansão lateral do arco - similar à expansão rápida da maxila.

Grandes expansões laterais, por sua vez, minimiza inclinações indesejadas dos dentes durantes tratamentos sem extrações e diminui a necessidade de tratamentos com extrações.

Também se presume que a redução no atrito aliada à forças menores também diminuem a dor e proporcionam uma movimentação mais rápida diminuindo assim o tempo de tratamento.

Nenhum comentário: