Ricardo Nader
Este trabalho foi publicado na JCO edição de fevereiro de 2006.
Mandibular Molar Intrusion
with Miniscrew Anchorage
with Miniscrew Anchorage
SEONG-MIN BAE, DDS, MS, PHD
HEE-MOON KYUNG, DDS, MS, PHD
HEE-MOON KYUNG, DDS, MS, PHD
Relato do caso
Uma paciente de 67 anos de idade com ausência dos molares superiores no lado esquerdo (Fig. 1). Devido à extrusão do primeiro e do segundo molar no arco inferior, não houve espaço suficiente para a confecção da prótese no arco superior. Foram inseridos dois miniparafusos, 1,3 milímetros de diâmetro e 8mm de comprimento, entre as raízes primeiro e segundo molar, um por vestibular e outro por lingual. Um segmento de fio 0,036 " de aço inoxidável foi ligado à superfície oclusal de ambos os molares (Fig. 2). A resina foi feita mais grossa sobre a superfície do primeiro molar de modo que o segundo molar fosse intruído um pouco mais.
Como a paciente morava longe da clínica, optamos por dar a ela os elásticos. Cada elástico 1/4 ( 5 onça) estava ligado entre os dois miniparafusos, cruzando sobre o fio para aplicar uma força intrusiva. Foi dado para a paciente um instrumento feito com fio para inserir os elásticos e instruções para mudá-los uma vez por dia.
Seis meses mais tarde os molares tinham intruído o suficiente
para permitir restaurações sobre implantes dos molares superiores
.
Conclusão
Com a ancoragem por miniimplantes, a intrusão do molar não é mais um dos movimentos mais difíceis em ortodontia. O miniimplante é pequeno o suficiente para ser colocado entre as raízes, sem qualquer contato prejudicial durante a intrusão, forte o suficiente para proporcionar efetiva ancoragem esquelética.
----------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário