Ricardo Nader
Esta dica é para quem trabalha em ortodontia e usa microjato óxido de alumínio no consultório. Eu aqui utilizo para jatear a base de braquetes, bandas, etc. Quem possui este aparelho sabe que o maior problema dele é espalhar pó por todo o consultório. O meu possui uma camara pequena de silicone, mas esta para mim não funcionou.
A solução que encontrei foi fazer uma camara para poder jatear os braquetes de forma que não ocupasse muito espaço ( existem estas camaras para laboratórios, só que são grandes) e fosse fácil transportar pois atendo em mais de um consultório.
Para fazer a camara utilizei uma caixa de acrílico de posicionador de radiografia.
Nesta caixa, com uma fresa de acrílico fiz dois orificios à mesma altura na lateral.
O furo onde passa o microjato deve ter a mesma espessura do aparelho e por dentro coloquei uma camada de cola quente de forma que o espaço fosse mínimo diminuindo a saída do pó.
O outro furo será feito na mesma altura e vai ser para inserir a pinça com o braquete. O seu diâmetro será o mesmo da parte média da pinça para que esta possa ser intruzida na camara e deixar o braquete próximo da ponta do jato.
Com o passar do tempo o acrílico ficou turvo, diminuindo um pouco a visão. Para melhorar basta direcionar o foco de luz para a camara que resolve o problema. Outra solução que pensei foi fazer um corte retangular na tampa e colar um vidro com cola quente. Mas a luz resolveu.
Até hoje tem funcionado bem! Sugestões serão aceitas e upgrades também.
4 comentários:
Amei sua idéia e vou copiá-la com alegria.Vai me ajudar muito...Valeu mesmo!!!Ana
Olá Ana, espero que seja útil para você. Aqui me ajuda demais.
Muito boa a sua idéia, prática e bem pequena, ideal pra transportar, vou fazer a minha hj mesmo, hehehe.Valeu cara!!
Otima ideia , eu uso um proprio para este fim , mas confesso que a tua dica e bem mais pratica.
Valeu
Joel Lorenzoni
Laguna - SC
Postar um comentário